terça-feira, 2 de março de 2010

TWITTER: MODO DE PREPARO


Adorei o post do blog da Terraforum sobre receitas e métodos para utilização do Twitter pelas empresas e por isso, compartilho com vocês!
Não dá para criar uma "receita única de bolo" ou para imaginar uma empresa de vanguarda que ainda esteja por fora dessa ferramenta de comunicação. Concordo que empresas de grande porte necessitem de método e de posicionamento sobre sua marca, mas não dá para ficar de fora e é preciso respeitar as singularidades das regiões...
Vamos lá:

Twitter: Modo de Preparo

O Twitter, do ponto de vista corporativo, é um assunto bastante novo e há bastante gente falando sobre ele. E quando um conceito tão inovador (e revolucionário) surge, é natural que as empresas queiram saber como implementar, quais são os riscos e potenciais resultados.
É nesse contexto que surgem algumas pequenas armadilhas: receitas de bolo, com regras, padrões, dos e dont's, para responder algumas das seguintes perguntas:

• Quantos tweets devem ser publicados por dia para mostrar relevância sem chatear os seguidores?
• Quantos seguidores devo ter para ser relevante na "tuitosfera"?
• Qual deve ser o meu processo de "followback" (seguir quem lhe segue)?
• Quais são os horários de publicação com maior potencial de leitura ou retweet?

O fato é que não existe - e não deve existir - regra. Dependendo dos seus objetivos com a ferramenta, você terá respostas completamente diferentes para as perguntas acima e várias outras. Exemplo: dependendo da característica do seu negócio, do seu posicionamento no twitter e do perfil e comportamento dos seus seguidores, o número de publicações pode variar muito. Se você não possui conteúdo e só publica informações sobre seus produtos e notícias, 10 pode ser um número alto. Agora, se você gera muito conteúdo, ou atua como fonte de informação, talvez 20 publicações diárias não sejam suficientes.
No mesmo contexto, existem uma série de pesquisas que falam quais os horários mais apropriados para se publicar. Só que estes dados são totalmente genéricos; não levam em consideração o seu público específico, localidade, etc. Existem ferramentas que podem lhe dar dados mais precisos sobre o comportamento dos seus seguidores e mais precisão sobre quais os períodos do dia mais apropriados.
Não existe receita de bolo. Existem sim boas práticas, que podem ser seguidas, adaptadas e gerar aprendizado. Mas, mais do que isso, há que se ter clareza sobre a estratégia da empresa para esta mídia e conhecer a fundo o seu universo de atuação: quem lhe segue ou deveria seguir, quem você segue ou deveria seguir, seu conteúdo e o que seus competidores estão fazendo.

postado por Paulo Roberto Floriano
http://www.terraforum.com.br/

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