quarta-feira, 24 de março de 2010

SERENIDADE


Hoje, recebi por e-mail (anamc27@hotmail.com) a Oração da Serenidade escrita por Reinhold Niebuhr e um pequeno texto, atribuindo 10 mandamentos respeitados pelo Papa João XXIII como norteadores de sua serenidade.
Como gostei muito, resolvi resumí-los e postar no twitter
Minha surpresa foi a repercussão dos posts por lá e por isso, quero compartilhar com vocês os mandamentos na íntegra.
Afinal, em um mundo onde tudo está ao alcance de um "click", disponibilizar uma receita de serenidade assim, é um presente!

"Senhor, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz!” (Reinhold Niebuhr)

Os dez mandamentos da serenidade

1. Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver todos os meus problemas de uma só vez.

2. Só por hoje, terei o maximo cuidado com o meu modo de tratar os outros, sendo delicado em meus modos, não criticando/julgando ninguém, não tentando melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim mesmo.

3. Só por hoje, me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo como neste também.

4. Só por hoje, me adaptarei as circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

5. Só por hoje, dedicarei pelo menos 10 minutos de meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida de minha alma.

6. Só por hoje, praticarei uma boa ação sem contar para ninguém.

7. Só por hoje, se for ofendido em meus sentimentos procurarei que ninguém saiba.

8. Só por hoje, farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente mas, em todo caso, vou faze-lo. E me guardarei bem das suas calamidades - a pressa e a indecisão.

9. Só por hoje, serei firme em minha fé de que a Divina Providência se ocupa de mim como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem ao contrario.

10. Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.

Espero, de todo o meu coração, ter contribuído um pouco para que você conquiste um maior equilíbrio interior com atitudes que podemos (re)aprender diariamente.

2 comentários:

  1. Oi Ana Maria, tudo bem? Muito prazer, meu nome é Marelo e fuçando na net encontrei seu blog. Confesso que adorei essa "oração", meus parabens e não só por isso, mas pelo blog num todo. Assim, estou seguindo ele ok? Depois da uma passada no meu pra tambem conhecer ta? Tambem sou formado em Adm. e em breve vou postar algo sobre economia no lar e disponibilizar uma planilha feita por mim ok? Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, seja muito bem vindo ao Lounge! Espero que tenha um ambiente acolhedor e que possamos construir conhecimento e partilhar boas experiências.
    Continue sempre contribuindo...
    Um beijo,
    Ana Maria

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor