sexta-feira, 19 de junho de 2009

GOL DA TECNOLOGIA

Essa semana, pudemos acompanhar importantes decisões do futebol: decisões na Copa Libertadores, na Copa do Brasil e a seleção entrando em campo na estréia da Copa das Confederações. Independente do resultado do meu time (sou são-paulina convicta), acredito que a vitória mais importante dessa semana tenha sido a chegada da tecnologia à principal paixão nacional.
O uso da tecnologia a favor do futebol, auxiliando o juiz e os bandeirinhas, é uma questão polêmica que vejo ser discutida há um bom tempo, mas que pode evitar erros e auxiliar sobremaneira decisões dos árbitros. Espero que o exemplo seja seguido por outro time que também torço muito: o time da micro e pequena empresa.
Dizem também que no futebol, o jogo perderia a dinâmica, mas não foi o que aconteceu no terceiro gol que trouxe a vitoria ao nosso time canarinho. Embora a FIFA ainda não valide o novo recurso, se conseguirmos uma sistema confiável, utilizarmos a tecnologia para momentos decisivos, como a linha do gol, e com comunicação imediata o jogo só tem a ganhar!
No universo das pequenas empresas, a inserção da tecnologia ainda é muito aquém do potencial que seus processos produtivos apresentam. Introduzir a inovação no dia-a-dia dos negócios é uma forma de ampliar suas próprias possibilidades e torná-los competitivos para o mercado globalizado.
O juiz com ponto eletrônico pode controlar melhor o jogo e o empreendedor com acesso à tecnologia pode aperfeiçoar o desempenho de sua empresa.
Na verdade, as razões para assumir a tecnologia e a inovação em qualquer jogo são muitas: melhorar os métodos de produção, agregar valor ao resultado, substituir produtos obsoletos e certamente, aumentar a competitividade de forma transparente e responsável.
Mesmo que os recursos tecnológicos ainda não estejam devidamente regulamentados no esporte, tenho a esperança de que o resultado do jogo Brasil X Egito abra os olhos das micro e pequenas empresas. Quando falamos em modernização dos processos de gestão, logo os empresários enxergam investimentos enormes em informatização, controles e automação dos processos, mas na verdade um simples “ponto eletrônico” pode fazer toda a diferença.
Não adianta esperar o tira-teima para reclamar do juiz depois, é preciso assumir que processos de inovação podem transformar o resultado do nosso próprio jogo. Basta que o empreendedor decida qual é o jogo que pretende ganhar.
E você, pretende assumir o jogo da tecnologia ou vai voltar a jogar botão?

ANA MARIA MAGNI COELHO
Junho/2009

3 comentários:

  1. Sra. Coelho...(rsss)..
    Muito bom o seu blog, viu?
    Continue! Ah! vc continua me devendo um café...rsss...

    beijos,
    Zugaib

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,

    òtimo sua fala sobre o "gol da tecnologia". Em virtude de toda a situação econômica mundial, os empreendedores devem estar sempre antenados e ligados nas mudanças tecnológicas, pois bem como tu falaste, quando se fala em tecnologia, os micro e pequenos empresários arrepiam os cabelos achando que terão que desenbolsar muitos reais para se adequarem a nova tecnologia, quando as vezes, com míseros reais, se implanta grandes inovações nas suas respectivas empresas.

    A frente empreendedores, vamos tirar o "s" da palavra "crise", para criar e inovar nos processos de gestão focando em resultados.

    Bons negócios!

    Abs,

    Ademir

    ResponderExcluir
  3. Ademir, esse é mesmo o único caminho! Não para esperar o apito final para reclamar do resultado do jogo, certo???
    Nas micro e pequenas empresas, muitas vezes o próprio empreendedor dá o passe, cabeceia e faz o gol... quando não é também o juiz da partida!
    Inovar os processos de gestão com foco na melhoria contínua é o caminho mais seguro da mudança.
    Um abraço e continue deixando seus comentários

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial