sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS


Preocupado com a gestão dos pequenos negócios, o Sebrae no Distrito Federal desenvolveu, em parceria com empresas de tecnologia locais, um programa de computador para ajudar no controle financeiro dos empreendedores individuais. O software, denominado AcompanhEI (versão 21/01/11), é distribuído gratuitamente desde dezembro de 2010 e ajuda no domínio de receitas e despesas, facilitando a entrega da declaração anual do imposto de renda. Uma preocupação recorrente do empreendedor individual desde sua regulamentação.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no DF, José Carlos Moreira De Luca, a ferramenta proporciona aos empreendedores individuais um conhecimento mais aprofundado do negócio, gerando um controle financeiro efetivo da própria empresa.
O programa foi elaborado pela MTZ Tecnologia e Informática a pedido do Sebrae. Para colocá-lo em prática, três unidades da instituição trabalham juntas: Indústria, Orientação Empresarial e Gestão Estratégica. “Ao mesmo tempo em que os empreendedores individuais são beneficiados pelo AcompanhEI (versão 21/01/11), as empresas de Tecnologia da Informação (TI) de Brasília mostram o potencial que possuem para ofertar soluções e confirmam que estão prontas para atender a qualquer tipo de demanda”, comentou a gestora do projeto de TI da instituição, Cristina Vieira Sá.
Quando conheci a ferramenta, percebi que mesmo simples, a solução é uma excelente oportunidade para os empreendedores individuais, pois trata sem complexidade um dos principais gargalos da gestão de um pequeno negócio: controle financeiro.
Pontuando receitas e despesas, os donos de pequenos negócios têm uma visão ampla dos recursos disponíveis para investimentos e sobra tempo para avaliar os gastos e lucros otimizando as possibilidades de descobrir novos caminhos para a empresa crescer.
No site do SEBRAE no Distrito Federal, a cabeleireira Samambaia Gislene Oliveira  disse aprovar o novo recurso já que antes estava acostumada a anotar diariamente todos os gastos e lucros da sua atividade em um caderno. Sem nunca ter utilizado um computador antes, a empreendedora não teve dificuldades com o software. “Por enquanto, atendo os clientes em domicílio. Mas já tenho planos de abrir meu salão. No orçamento dos materiais da loja vou incluir um computador. Pois colocarei em prática essa gestão informatizada, realmente muito fácil de operar”, disse Gislene.
Se você se interessou, clique aqui para baixar o AcompanhEI (versão 21/01/11). Quem tiver interesse em obter mais informações sobre o programa pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Sebrae no DF por meio do telefone 0800 570 0800.

Veja também o video do tutorial do AcompanhEI



Fonte:
RP1 Comunicação Brasília
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665 / 9268-5279/ 9333-5930 / 9115-5980 / 91155802
www.rp1.com.br

Um comentário:

  1. Ana Maria, prazer em conhecer seu blog! Sou Erika Smulkowski, empreendedora individual em Goiânia e gostei demais deste artigo sobre o AcompanhEI. Ao clicar nos links não consegui acessar o endereço que diz ser da intranet/df/sebrae. Mas amanhã mesmo entro em contato com o Sebrae daqui para me informar sobre este projeto. Estou lendo vários dos seus artigos que estão sendo muito úteis para abrirem novos espaços e oportunidades para o meu negócio. Se quiser me acompanhar e dar sua opinião (seria demais!) acesse: www.papelmaisartes.com e lá também terá acesso ao facebook e blog. Obrigada!
    Erika

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial