quinta-feira, 10 de junho de 2010

PARA ONDE VAI A SUA VAQUINHA?


Hoje no Diário do Alto Tietê, recebi uma deliciosa e reflexiva homenagem da minha amiga Marilei Schiavi que compartilho com vocês:

O Meu Bom Dia Especial de Hoje vai para a querida amiga Ana Maria Magni Coelho. Ela é a competente gerente regional do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) na região do Alto Tietê. Além de grande profissional, a Ana é a mãe exemplar do Marcelo e do Luca, além de esposa do Jorge. Às terças-feiras, a Ana empresta o seu talento de mulher-mídia e participa das "Meninas da Marilei" no Radar Noticioso. Há mais de dois anos, ela me enviou uma mensagem que é uma parábola que eu vou dividir com você agora...

Não espere que alguém jogue sua vaca no precipício. Atire-a antes!

Um filósofo passeava por uma floresta com um discípulo, conversando sobre a importância dos encontros inesperados. De acordo com o mestre, tudo que está diante de nós nos oferece uma chance de aprender ou ensinar. Quando cruzavam a porteira de um sítio que, embora muito bem localizado, tinha uma aparência miserável, o discípulo comentou:
- O senhor tem razão. Veja este lugar. Acabo de aprender que muita gente está no paraíso, mas não se dá conta disso e continua a viver em condições miseráveis.
- Eu disse aprender e ensinar - retrucou o mestre. Bateram à porta da casa e foram recebidos pelos moradores: um casal, três filhos, todos com as roupas sujas e rasgadas.
- O senhor está no meio desta floresta, não há nenhum comércio nas redondezas. Como sobrevivem aqui? - perguntou.
- Temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Parte desse produto vendemos ou trocamos, na cidade vizinha, por outros gêneros de alimentos. Com a outra parte, produzimos queijo, coalhada e manteiga para o nosso consumo.
O filósofo agradeceu a informação, contemplou o lugar por um momento e foi. No meio do caminho, disse ao discípulo que pegasse a vaquinha daquele homem e jogásse-a ao precipício.
- Mas ela é a única forma de sustento da família! - espantou-se o discípulo. O filósofo permaneceu calado. Sem alternativa, o rapaz fez o que lhe pedira o mestre, e a vaca morreu na queda. Muitos anos depois, já um empresário bem-sucedido, o ex-discípulo resolveu voltar ao mesmo lugar, contar tudo à família, pedir perdão e ajudá-los financeiramente. Mas para a sua surpresa, encontrou o local transformado num belíssimo sítio, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou desesperado, imaginando que a humilde família tivesse precisado vender o sítio para sobreviver. E ficou ainda mais assustado quando soube que a família continuava dona do sítio.
Espantado, ele entrou correndo na casa, e o senhor logo o reconheceu. Estava ansioso demias para saber como o homem conseguira ficar tão bem de vida.
- Bem, nós tínhamos uma vaca, mas ela caiu no precipício e morreu. Então, para sustentar minha família, tive de plantar ervas e legumes. Como as plantas demoravam a crescer, comecei a cortar madeira para vender. Ao fazer isso, tive de replantar as árvores e precisei comprar mudas. Ao comprar mudas, lembrei-me da roupa dos meus filhos e pensei que talvez pudesse cultivar algodão. Passei um ano difícil, mas quando a colheita chegou eu já estava exportando legumes, algodão e ervas aromáticas. Nunca havia me dado conta de todo o meu potencial aqui: ainda bem que aquela vaquinha morreu!".
Atirar a vaca pode ser mudar de emprego, de ramo de negócio, buscar novas oportunidades, fechar um negócio, enfim, mudar. faça algo diferente para descobrir suas reais potencialidades. Mesmo que sua vaca seja bonitinha, talvez esteja na hora de atirá-la!

2 comentários:

  1. Nossa Ana, simplismente demais este texto, posso "roubar" e postar no meu blog? hehe Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo
    O texto é realmente bem reflexivo! Parece inocente, mas é a forma como a vida funciona...
    "Roubo" autorizado para o seu blog e obrigada pela indicação do Lounge entre os seus preferidos!
    Um beijo, Ana Maria

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial