segunda-feira, 31 de agosto de 2009

COMPROMISSO SOCIAL TAMBÉM É COMPETITIVIDADE


Trabalhar pelo bem-estar da comunidade deixou de ser atribuição exclusiva de governos e organizações não governamentais para tornar-se também responsabilidade das empresas privadas. Antes, bastava oferecer bons produtos, atender com qualidade e lidar com os fornecedores de forma ética. Hoje, as exigências são outras. Respeito à comunidade e ao meio ambiente e uma política de recursos humanos para atender efetivamente os funcionários fazem parte da denominada Responsabilidade Social Empresarial.
Essa responsabilidade não se resume a apenas tomar ciência do seu entorno, mas em agir de forma ativa para transformar as pessoas e a própria relação com a comunidade no contexto social e cultural.
A gestão estratégica da Responsabilidade Social Empresarial configura-se como elemento central na corrida pela competitividade. Sua prática é uma arma poderosa para fortalecer a imagem corporativa, tornar a empresa reconhecida e conquistar maior lealdade do consumidor. Mas cuidado, pois desenvolver programas para divulgar a empresa ou como forma compensatória não traz resultados sustentáveis ao longo do tempo.
Trata-se de um processo de aprendizagem, que envolve mudança de comportamento e uma nova cultura gerencial. Uma empresa é socialmente responsável quando responde pelos efeitos sociais e ambientais de suas atividades, multiplica os efeitos positivos de seus negócios e tem o planejamento focado para a gestão de pessoas e para o ambiente. Caso contrário, e por mais avançada que seja a gestão de processos operacionais, sua sustentabilidade será caracterizada por instabilidades, como perda de mercado e tendência ao desaparecimento. É com responsabilidade social que a empresa produz a verdadeira distribuição de renda e a melhoria continuada do padrão de vida dos colaboradores e do meio em que atua.
É fato que através de ações filantrópicas, muitas empresas exercem um papel assistencial importante na comunidade, mas essas ações ainda ocorrem de forma esporádica e sem planejamento ou orçamento prévios. Responsabilidade social significa compromisso social e não filantropia.
Felizmente, nessa semana, conheci projetos consistentes que têm compromissos com as questões sociais no Alto Tietê e com ações empresariais internas e externas apoiadas em três pilares: valorização dos funcionários, respeito ao ambiente e contribuição para o desenvolvimento das comunidades em que atuam.
Hoje, 74 % das MPEs realizam pelo menos uma ação social em um ano, embora ainda predominem as ações filantrópicas. Estou certa que a Responsabilidade Social não é uma moda passageira e sim uma tendência irreversível. Aqueles que ignoram essa tendência perderão o bonde da transformação corporativa, que há muito trilha novos caminhos.


Ana Maria Magni Coelho
Publicado em 29 de agosto de 2009

4 comentários:

  1. Oi Aninha, este texto está um show, o mais incrível é sentir que a Responsabilidade Social esta em todos os nossos atos e contribuição para o desenvolvimento dos seres vivos do micro ao macro. Continue contribuindo conosco com seus artigos. E aproveite o restinho do feriado para descansar e relaxar com esse calorzinho delicioso. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Paula... A cada semana vai ficando mais difícil encontrar temas que sejam relevantes para o empreendedor e para qualquer pessoa com interesse em gestão... Mas se a gente mistura liderança, inovação, responsabilidade social, aí o blog vai ficando sem limites!
    Pensar RSE tem que sair do pensamento do assistencialismo para compor ações com planejamento, orçamento, pessoas, etc.
    Aproveite também o feriado e retorne à Mogi cheia de boas idéias.
    Um beijo
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Aninha

    Parabéns pelo seu trabalho. Você tem se superado a cada dia!
    Concordo plenamente que responsabilidade social constitui compromisso social e não filantropia, assistencialismo. Não há responsabilidade social empresarial sem engajamento efetivo dos colaboradores, desassociada de uma política de gestão de pessoas e sem alinhamento com a missão, princípios e valores da empresa.
    Quando o discurso é um e a prática é outra o resultado não pode ser efetivo...
    Beijos e sucesso

    Solange Silveira dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Solange
    Toda a ação que não demonstra integridade em sua execução tende a não ser efetiva quando na obtenção dos resultados.
    Infelizmente, o conceito de RSE ainda está muito alinhado ao assistencialismo e fazer o bem social. Não questiono quem o faça e fico até feliz. Mas o verdadeiro sentido da RSE envolve um planejamento efetivo com cronograma, pessoas e recursos pré-determinados e sempre em três abordagens no mínimo: meio-ambiente, comunidade e público interno (essa você conhece muito bem!).
    Um beijo e fico super feliz em encontrá-la por aqui.
    Aninha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial