quinta-feira, 28 de outubro de 2010

NA ONDA DAS REDES SOCIAIS


Pensem comigo: seriam as redes sociais uma nova onda ou um novo modismo imposto pela internet? Algo que vai se propagando, se modificando, mas perdura. Ou algo efêmero que todos querem seguir, mas que logo desaparecerá?
Um estudo da consultoria Deloitte com 302 empresas brasileiras mostrou que 93% pretendem manter ou aumentar seus investimentos nas redes sociais. Esse movimento se comprova com as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que utilizam o portal de negócios do Comunica Geral. Somente no mês de setembro, dos mais de 500 projetos publicados no site, aproximadamente 15% são de marketing digital. Desses, mais da metade está relacionado com ações em mídias sociais.
Então, afinal, o que as redes sociais representam para as MPEs e como tirar melhor proveito delas?
De nada adianta, no calor do modismo, delegar ao colaborador mais apaixonado pela Internet a criação do perfil da empresa nas mais variadas redes sociais. Twitter, Facebook, Orkut, Linkdin, todos podem soar como diversão. No entanto, o que parece brincadeira de criança pode colocar a reputação de sua marca em risco.
Isso porque qualquer ação na rede amplifica suas conseqüências.
Se as ações de marketing do seu negócio são bem planejadas e executadas offline, as ações online tenderão a aumentar os bons resultados. Entretanto, o contrário também é verdadeiro. Ações online mal planejadas podem ser devastadoras, já que na rede a velocidade é um sopro. Por isso, fique atento!
Segundo recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) 65% das empresas já estão presentes nas redes sociais, mas apesar da alta adesão, apenas 7% as consideram de fato imprescindíveis.
Para 45% dos pesquisados, o fortalecimento da marca foi apontado como o maior benefício trazido pelas redes sociais. Pronto! Era aí que pretendia chegar: as MPEs podem (e devem) tirar proveito da proximidade e do relacionamento com o cliente oportunizado pela internet. Não existe porte de empresa na web, mas sim, o desejo de se relacionar.
Diferentemente da publicidade nas mídias tradicionais, a propaganda – entendida como algo que propaga que divulga, e não o anúncio visando aumento de vendas –, é muito mais intensa e efetiva na mídia online. O relacionamento com o consumidor na Internet é constituído de interatividade. As pessoas opinam livremente sobre o que desejarem.
Portanto, planeje as ações na rede de forma profissional. Monitore sua marca, seus concorrentes, pesquise a satisfação dos clientes, invista na velocidade de resposta, promova engajamento dos colaboradores e faça bom proveito das redes sociais.
Mergulhe nessa onda de forma consciente!

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no Diário Empresarial - O Diário de Mogi 
28 de outubro de 2010

3 comentários:

  1. Muito legal o post...Esses dias encontrei por acaso uma rede social de Neurociências...muito legal vale a pena conferir.... o endereço é http://neurorede.com

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  2. quando converso com heavy-users de tecnologias digitais, alguém sempre solta uma perguntinha "a internet veio pra ficar?" e a perguntinha-piada faz lembrar de várias (bem sucedidas para sua determinada época) ferramentas e sites dessa internet sem porteira.

    tudo que é moda passa, e depois de algum tempo após ter algum tipo de transformação volta, repaginado.

    considerar redes sociais como moda, pode ser simplista demais, elas abrem um leque de oportunidade para uma marca ser o mais transparente e dinâmica possível, mas quem realmente quer estar nessa internet sem fronteira, aberto, sem filtro para receber todo e qualquer tipo de material de critica que um @fulanodetal produzir.

    ainda percebo o quanto grandes marcas, pecam por limitar o planejamento e não elaborar planos de risco para um (vários) #fail na rede.

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  3. Pri, esse é um bom tema para debatermos amanhã!
    Redes são composições de pessoas prontas a se relacionar.
    E quando as empresas caem nesse mundo precisam lidar com sua marca assim como fazem com todas as suas decisões, com planejamento e metas!
    Empreender no mundo digital é empreender em um novo ambiente, mas com a mesma responsabilidade!
    Sucesso sempre...
    Ana Maria

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