sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SHOW DE CRIATIVIDADE


É carnaval! Certamente a expressão mais popular da criatividade do povo brasileiro.
Uma criatividade capaz de produzir coisas novas a cada ano seja em grande ou pequena escala. Seja no carro alegórico, na harmonia das alas ou em uma nova batida da bateria, a cada ano as escolas de samba incrementam a sua própria forma de se apresentar e cativar o publico juntando os tradicionais ingredientes da festa de uma forma inédita. Isso é criatividade!
A capacidade de produzir algo novo e de forma intencional, não por acidente!
É isso o que o mundo espera de nós.
Não basta ser um excelente profissional, é preciso ser também criativo e encontrar soluções novas à partir de um mesmo contexto, ter um maior jogo de cintura; afinal você deve concordar que não há contexto mais previsível que a passarela do samba, mas algumas escolas encontram o seu espaço e fazem a diferença.
Se você quer encontrar o seu espaço e fazer a diferença no mercado de trabalho, fuja da rotina mental e procure pensar diferente. No começo, talvez você pense vários absurdos, mas isso levará você a encontrar novos caminhos para desafiar modelos já estabelecidos. Olhe ao seu redor e se pergunte: “Por que isso é como é?”, “dá para fazer diferente?”, “e se fizéssemos de outra forma?”. Exercite todo o seu potencial de gerar idéias e acostume-se a criar a maior quantidade de idéias sem pré-julgar nenhuma. Lembre-se de que você só conseguirá chegar a uma excelente idéia se você tiver muitas outras para optar.
Nas empresas, estimular a criatividade dos colaboradores é a forma mais prática, adequada e barata para encontrar maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de utilizar melhor suas máquinas e equipamentos, de encontrar novos segmentos de mercado, de desenvolver novos produtos e outras inúmeras coisas.
Basta abrir mão de decisões centralizadoras, dominadoras e opressivas e permitir que as pessoas utilizem todo seu potencial criativo. Idéias inesperadas podem trazer soluções de alta qualidade em troca da simples repetição das velhas soluções e da inércia operacional em que vivem muitas empresas.
Empresas inteligentes já estão criando grupos de trabalho onde se juntam pessoas dotadas de muita fantasia com pessoas muito analíticas deixando nascer dessa mistura inspirações para processos de maior eficácia e incentivando ao invés de gênios criativos, grupos criativos. O segredo está na humildade e no bom senso deixando de lado a arrogância e o comodismo que tem levado boas empresas ao caos.
Tente, crie novos movimentos, recuse a inércia. A melhor forma de potencializar processos criativos é tornar a criatividade uma maneira de ser, de viver.

Ana Maria Magni Coelho
Publicado no caderno Opinião - MogiNews
13 de fevereiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial