quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BOB ESPONJA ENSINA (NÃO) LIÇÕES PARA A CARREIRA


Hoje vou usar um dos desenhos que meus filhos assistem para falar um pouquinho de gestão e carreira. Na verdade, o texto não é meu, mas concordo que o Bob Esponja nos deixa várias lições se assistirmos aos episódios com um olhar um pouco mais crítico. Além da própria esponjinha amarela, podemos aprender com o dono do restaurante Seu Sirigueijo, um siri que só pensa em dinheiro; com o Lula Molusco, o polvo ranzinza e é claro com o Patrick, uma estrela-do-mar rosa com pouca (ou seria nenhuma) inteligência que é o melhor amigo de Bob.
A comparação entre os dois é inevitável:
  • Bob Esponja é perfeccionista, atento e tem mania de limpeza, já Patrick é desligado e descuidado... Mesmo assim não amigos!
  • Bob Esponja é muito trabalhador, não falta em seu emprego nem quando está doente, já Patrick nunca trabalhou, mesmo porque ninguém tem coragem de contratá-lo ainda.
  • Bob Esponja não tem nada de "burro", sua imaturidade e inocência inibem sua inteligência, e mesmo assim ele tem consciência de sua limitação e vive pedindo ajuda quando precisa. Patrick, no entanto, é realmente burro, mas não tem consciência disso. E por isso, vive colocando os pés pelas mãos... Não há vergonha nenhuma em assumir que precisa de ajuda, a vergonha está em errar, errar, errar e errar; e ainda assim achar que está fazendo certo!
Enfim, o texto foi publicado no portal Terra, é bem legal e gostaria de compartilhar com vocês.
**********************
Uma das séries mais populares da TV, e não apenas para crianças, tem como personagem central uma esponja amarela quadrada, que usa calça quadrada (é claro), e completa 10 anos de vida em 2009. Bob Esponja Calça Quadrada, desenho exibido pelo canal pago Nickelodeon, é adorável, mas para alguns pode parecer muito irritante.
Criado pelo americano Stephen Hillenburg, que mistura conhecimentos de biologia marinha com comportamentos que podem ser identificados em seres humanos comuns, o desenho pode ensinar algumas importantes lições de carreira, ou melhor, não-lições.
Confira abaixo quatro comportamentos do personagem comentados pelo especialista Gutemberg B. de Macedo, presidente da Gutemberg Consultores, que você deve evitar na vida real:

1) A esponjinha, que mora num abacaxi em um lugar no Oceano Pacífico chamado Ilha da Fenda do Biquíni, é 100% do bem e vive num estado de felicidade máxima permanente. Espalha sua alegria e gargalhadas não importa com quem nem em que situação.Lição: "Bob Esponja é um alienado, que não sabe o que está acontecendo na vida real. Apesar de ser esponja, não absorve o que está ao seu redor. A realidade é composta de alegria, mas também de tristezas", diz Gutemberg.

2) Bob Esponja vive em estado de alegria extrema também no trabalho. Ele ama sua função de fazer sanduíches e gosta de trabalhar muitas horas e não se importa de ganhar pouco na lanchonete Siri Cascudo, onde consegue irritar seu chefe Sr. Siriguejo.
Lição: "Uma coisa é desempenhar sua função com paixão mesmo sendo simples, mas ele vive a cultura do status quo, é subserviente e acomodado. A rotina dele é massacrante, não pede uso da criatividade."

3) Por não ter conexão com a realidade, Bob Esponja vive se colocando em situações difíceis e também os outros. Seu melhor amigo Patrick, a estrela-do-mar, não é, digamos assim, provido de inteligência. Seus hobbies preferidos são comer pasta de amendoim marinha e caçar águas-vivas.
Lição: Patrick não trabalha com Bob Esponja, mas se tiver alguém parecido com ele em seu ambiente de trabalho, a recomendação do consultor é afastar-se. "Não agrega nada, tem de estar próximo de pessoas iguais ou melhores do que você."

4) Bob esponja adora seu vizinho Lula Molusco e nem suspeita de que ele não tenha o mesmo amor por ele. Lula também trabalha no restaurante e Bob acha que eles são uma grande equipe.
Lição: Na opinião do consultor, os bajuladores são os tipos mais perigosos que um profissional pode encontrar ou ser no mundo real.

Fonte: SITE TERRA
Autor: Michelle Achkar

2 comentários:

  1. 1º comportamento-querida todo desenho animado é irreal ou você acha que existe uma pantera cor de rosa que onde encosta fica rosa,ou o Pinheas e Ferbs constroem tudo aquilo no quintal mesmo,ou a pucca faz tudo aquilo pro garu,ou as 3 espiãs de mais tem superpoderes...e criança precisa disso pra estimular a imaginação mas se não coloca teu filho com menos de 10 anos assistir o jornal nacional pra ter realidade!
    2ºcomportamento-ele trabalha o quanto ele quer é pontual e não vive no trabalho se não o desenho seria Bob esponja no siri cascudo mas não é Bob esponja na fenda do buquini....assiste um desenho pra ver em que lugar ele fica mais!
    3ºcomportamento vocês não devem ter amigos pra falar isso porque uma amizade é mais forte que ser um melhor do que o outro.
    4ºcomportamento-o bob incomoda o seu lula molusmo mesmo mas o lula molusco gosta sim dele ou será porque ele topa fazer loucuras com o bob do tipo:achar que o mundo esta sendo dominado por robôs e os dois quererem lutar contra o mundo juntos,ou até mesmo acamparem juntos...espero não ter ofendido nem ter sido irônica mas antes de afirmar tenha certeza ;)

    ResponderExcluir
  2. Stefanie,
    Não sei se você percebeu, mas o texto sobre as Lições do Bob Esponja não é meu e por força da ética editorial, não poderia alterá-lo.
    De qualquer forma, respeito sua opinião e é claro que não espero que crianças assistam essa ou qualquer outra animação com olhar crítico sobre o mercado de trabalho. Só que nós adultos, podemos fazê-lo.
    Pessoalmente, adoro as analogias entre o mundo da ilusão e o mundo real e coloquei as minhas próprias considerações lá no comecinho do post... Sobre as observações, acho que para quem deseja construir uma boa carreira, toda e qualquer reflexão sobre comportamento, vale à pena! Não me arrependo de dar espaço a estas aqui no Lounge Empreendedor e olha: sinta-se a vontade para deixar suas impressões por aqui sempre que desejar. Irônicas ou não, elas sempre terão espaço.
    Sucesso!
    @AnaMariaCoelho

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial