domingo, 18 de julho de 2010

166 DIAS


Passamos do meio do ano e, por isso, já está na hora de avaliar os resultados do plano traçado para 2010 e colocar em andamento aquilo que ainda não deu certo. É hora de avaliar as promessas realizadas na virada do ano e planejar os próximos meses para que, na virada para 2011, os sonhos tenham se transformados em resultados.
166 dias é um prazo suficiente para organizar suas prioridades e colocar mãos à obra.
Pense em todas as realizações que deseja cumprir até o final do ano e lembre-se de áreas de sua vida para as quais normalmente você não coloca atenção. Que tal pensar na saúde, no lazer e na cultura, além das finanças e do trabalho?
Não seja tímido, relacione tudo! Se extrapolar as possibilidades, em um segundo momento você prioriza. Contudo, ter os sonhos e projetos anotados para todas as áreas de sua vida torna-os mais acessíveis para um futuro não tão distante.
Determine metas específicas, mensuráveis, relevantes e que possam ser alcançadas dentro de um determinado prazo de tempo. Metas, normalmente, são traçadas para longo prazo, mas se você começar a exercitar agora, considerando o ano que ainda resta, irá se adaptar ao hábito de planejar.
Divida seu plano em metas mensais, semanais e diárias, pois assim será mais fácil monitorar o resultado. Se dedicar, no mínimo, cinco minutos pela manhã para programar seu dia com ações que vão gerar maior impacto positivo nos resultados que espera atingir, ao final do ano você perceberá que “chegou lá” com mais efetividade.
Não esqueça que metas devem ser específicas, por isso defina estratégias diferentes para cada área da sua vida e busque apoio de pessoas em quem você confie e que possam lhe ajudar a criar um ambiente propício para sua nova vida. Envolver seus colaboradores ou seus familiares traz sinergia e faz com que todos tenham consciência de seu papel no resultado que você espera alcançar.
Mas cuidado: ninguém fará aquilo que deve ser feito apenas por você!
Proponha-se a dar o primeiro passo. Enfrente a paralisia e as desculpas diárias e aja! Agir é o segredo para atingir metas planejadas por você.
Ao final de cada semana, reflita sobre as ações que estão funcionando e as que não deram certo. Assim, você terá tempo para buscar novas alternativas e contornar possíveis obstáculos. Não desanime! Poucas coisas em nossos sonhos funcionam como uma ciência exata e sempre estaremos expostos as oscilações e mudanças imprevisíveis.
Será mais fácil lidar com situações inesperadas e tomar decisões inteligentes e eficazes rumo aos seus objetivos se você criar o hábito de planejar e acompanhar passo a passo suas ações.
Assim como nos negócios, quem está mais bem preparado aproveita momentos aparentemente desfavoráveis para crescer e obtém vantagens em relação a quem apenas “deixa a vida lhes levar”.

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no Caderno Opinião - MogiNews
17 de julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial