domingo, 4 de outubro de 2009

PARABÉNS A VOCÊS!!!


Um mês inteiro destinado aos empreendedores... É isso o que estamos vivendo no mês de outubro!
Empreendedorismo, que além de poder ser direcionado para o negócio ou para o social, pode se configurar em outras faces, como no ambiente corporativo ou em políticas de educação, através de um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser desenvolvidos e praticados junto aos sujeitos, de forma a torná-los capazes de gerir e aproveitar oportunidades, melhorar processos ou criar negócios.
Nesse sentido, empreendedor é aquele que frente a uma oportunidade realiza uma ação que agrega valor econômico e social para si e ou para sua comunidade. É aquele que sonha e torna este sonho realidade. É aquele que aprende com seus erros e vê oportunidade onde todos enxergam dificuldade.
Ter um mês inteiro para valorizar pessoas com esse perfil nos dá força para cada vez mais lutar pela inserção e fomento de uma cultura empreendedora que gere protagonismo, que torne a comunidade responsável por suas próprias vidas, que incentive a autonomia, a iniciativa, o compromisso, a liberdade e a solução de problemas reais.
Pessoas empreendedoras deixam a dependência que cria o protetor de lado e extraem de seu próprio potencial o poder de transformação e de contribuição para o desenvolvimento local.
Para isso, é necessária a desestruturação de velhos paradigmas e a criação de uma nova percepção de vida em que a ética e a auto-sustentabilidade sejam atuantes.
Esperamos que no mês de outubro possamos cultivar a cooperação e a inovação.
Cooperação, no sentido de uma relação de ajuda mútua entre indivíduos e/ou entidades, da busca em alcançar objetivos comuns. Tenho certeza que essa é a forma ideal de gestão das interações humanas e também entre as empresas, uma vez que os esforços são somados na busca de melhores resultados, conjuntamente. O problema de uma pequena empresa não é ser pequena, mas sim estar sozinha em um ambiente tão competitivo como o que estamos vivendo.
Queremos quebrar mitos com relação à inovação. Todas as empresas podem inovar! Isso não depende de seu segmento ou tamanho, mas sim de sua capacidade de criar e implementar idéias com sucesso, produzindo melhorias e resultados positivos através da introdução de um novo produto (ou serviço) no mercado, ou da introdução de um novo processo de gestão ou produção.
Dessa forma, a palavra empreendedorismo amplia seu significado, transforma a percepção de empresário para empreendedor, de competição para cooperação e o foco no indivíduo para foco na sociedade, sustentado por outros valores fundamentais para a nossa sociedade: a ética e cidadania, a cultura da cooperação e inovação e a sustentabilidade ambiental.
Empreendedores, em outubro, vivam conosco um mês que é todo seu!

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado em 03 de outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial