domingo, 5 de julho de 2009

A CONQUISTA DA CIDADANIA

Essa semana vivi um dos momentos mais importantes da minha carreira profissional... Recebi no dia 03 de julho, o título de CIDADÃ MOGIANA.

Um reconhecimento do meu trabalho à frente do SEBRAE-SP e principalmente à minha paixão por essa cidade onde encontrei a Realização profissional + Felicidade em família + Paz de espírito.
O artigo dessa semana, publicado no Mogi News fala um pouco do que entendo por CIDADANIA... Compartilho com vocês...



A CONQUISTA DA CIDADANIA

"Eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação." (Herbert de Souza, o Betinho)

O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado, então, para designar os direitos relativos ao indivíduo que vivia na pólis e dela participava ativamente, tanto nos negócios quanto nas decisões políticas.
A cultura e a história da colonização do nosso país ainda colocam em nosso povo algumas barreiras para a vivência da cidadania. Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim senhô!” sem prerrogativa a qualquer questionamento.
Passos importantes já foram dados: o processo de transição democrática, o voto direto, a Constituição de 1988... Mas, ainda há um longo caminho a percorrer: desigualdades e exclusão social, posse e uso da terra, desemprego, analfabetismo, etc
Precisamos ampliar a visão sobre cidadania. Não basta votar (de forma obrigatória) e pagar impostos. Cidadania é uma tarefa que não termina. Não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou!
Não basta que ela nos seja dada, pois, na verdade, cidadania está no exercício e conquista de nossa própria capacidade de participação e intervenção social na busca por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas de viver, tomar decisões e empreender.
O maior patrimônio brasileiro está no seu povo que tem usado a criatividade e a inovação para superar suas deficiências e gerar oportunidades. Os talentos e competências dos recursos humanos disponíveis são o principal diferencial para crescermos de verdade. Ser cidadão não requer nenhum sacrifício, basta termos consciência de que somos sujeitos de direitos e deveres olhando para os aspectos simples de nosso bairro, cidade, comunidade e agindo naquilo que está ao nosso alcance. Nós somos os protagonistas tanto da nossa vida como da sociedade e a construção da sociedade em que desejamos viver está em nossas mãos. Afinal, quem não participa deixa aos outros a decisão de seu futuro, acabando por ser dominado.
Esse é o meu primeiro dia como legítima cidadã mogiana. Uma cidadania que esteve e está em permanente construção, pois enquanto seres inacabados que somos, sempre deveremos buscar, descobrir, criar e, com maturidade, tomar consciência ampla de nossos direitos e deveres, pois não há uma única tarefa a entregar: nossos filhos merecem um mundo mais justo e novos desafios surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania.
Obrigada, Mogi das Cruzes pela confiança!
ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado em 04 de julho de 2009

2 comentários:

  1. Parabéns Ana por esse título de muito prestigio. É o reconhecimento de um trabalho muito profissional que você vem realizando em Mogi e toda região. Como seu colega de empresa e também de função, fiquei muito feliz por essa conquista. Ela é muito merecida.

    Abraços

    Marcos José Amancio - Votuporanga-SP.

    ResponderExcluir
  2. Marcos...
    Eu é que tenho muito orgulho em ser parte de um time de pessoas como você.
    Sabe que mesmo a quilometros de distância, mantenho uma admiração enorme pela sua serenidade e pela sua competência. Tenho que aprender muito!
    Um beijinho
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial