domingo, 5 de julho de 2009

O DISCURSO...


Essas foram as palavras ditas por mim na noite tão especial do título...

Boa noite a todos!
Peço a permissão para ler, pois hoje é efetivamente uma noite muito diferente e especial para mim e preciso ter a disciplina de um texto; pois em momentos como este é preciso não esquecer detalhes, nomes, datas, e agradecimentos fundamentais.
O primeiro registro a fazer refere-se à minha alegria imensa em receber essa titulação na companhia de amigos com os quais tenho muito orgulho de conviver.
O SEBRAESP tem sido um ícone de excelência desta cidade na economia e em tantas outras áreas de conhecimento. Nessa empresa aprendemos (e ensinamos) valores como competência, cooperação e profissionalismo, além disso vivemos o compromisso com o Bem Comum. Nosso trabalho tem muito a ver com a construção de um relacionamento virtuoso que se estabelece entre empresários (muitos aqui presentes hoje), parceiros, lideranças públicas e entre a sociedade. São muitos e felizes os momentos onde se dá o encontro entre todos nós em prol do fortalecimento e do aumento da competitividade das pequenas empresas, do fomento ao empreendedorismo e à inovação e principalmente, em prol da realização do “sonho” das pessoas.
Sim, me sinto uma realizadora dos sonhos dos mogianos que dia após dia desejam abrir um negócio próprio em nossa cidade ou melhorar os negócios que já possuem.
Sou paulistana, nascida em uma travessa da avenida paulista e após algumas surpresas preparadas em minha vida (nem todas tão boas como a da noite de hoje), no dia 03 de julho de 2000 me vi sendo contratada para ser funcionária de uma empresa que eu pouco conhecia na época. Depois de quase um ano como digitadora terceirizada de um programa específico do SEBRAE-SP, fui contratada como auxiliar na agência que o SEBRAE mantinha na Junta Comercial do Estado de SP e fui me apaixonando pela missão que nossa empresa tem, junto à sociedade brasileira. De lá para cá, aprendi no meu próprio exercício a ser aquilo que ensinamos aos nossos clientes: EMPREENDEDORA! Busquei e aproveitei todas as oportunidades que minha empresa me deu tendo a iniciativa para correr os riscos que acompanhavam as minhas decisões. A cada nova etapa, busquei informações e exigia sempre de mim mesma alta qualidade e eficiência na geração de resultados aos meus clientes e à minha empresa. Estabeleci metas com relação ao meu desenvolvimento pessoal e profissional para as quais determinava um bom planejamento de ações. Muitas vezes o meu comprometimento e persistência, colocaram as minhas decisões profissionais à frente das minhas experiências pessoais, mas aí a capacidade de persuasão, a boa rede de contatos e a confiança de que eram as melhores escolhas para o momento, me trouxeram até Mogi das Cruzes, também em um dia 03 de julho, só que de 2006.
Por isso, nesse dia 03 de julho de 2009 não posso deixar de agradecer e mencionar alguns nomes:
Gostaria de agradecer primeiramente à DEUS pela força, coragem e alegria que colocou em mim e pela fé que me ajuda a entregar minha vida e projetos em Suas Mãos confiando que encontrarei os melhores caminhos.
Agradeço também à minha mãe e meu avô, que mesmo não estando presencialmente ao meu lado, estão sorrindo para mim de algum lugar muito especial. Foram eles que me deram minhas bases de valores, crenças e caráter que regem o comportamento que tenho hoje.
Ao prefeito Marco Bertaiolli que, desde presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, cria um ambiente favorável às propostas do SEBRAE-SP e atua como grande parceiro na realização de nossas ações. E ao ex-prefeito, Junji Abe pelo respeito, carinho e generosidade com que sempre me tratou... Nesses anos à frente do ER Alto Tietê, suas palavras e seu reconhecimento sempre foram muito especiais para mim.
Agradeço a Ilustre Senhora vereadora Odete Rodrigues Alves de Souza, que propôs a indicação do meu nome para receber essa homenagem. Foi uma grata surpresa e uma grande alegria. E ao excelentíssimo presidente dessa Casa de Leis, senhor vereador Nabil Nahi Safiti que preside a entrega de hoje reconhecendo meu trabalho à frente da gerência do SEBRAE-SP pela geração de trabalho e renda em nossa cidade através do empreendedorismo.
Aos meus líderes, presentes na noite de hoje: Alessandro, pela oportunidade e confiança depositadas em mim na seleção à gerencia do ER Mogi das Cruzes (é ele um dos responsáveis por eu estar aqui). Você é um exemplo para mim!
E ao Dr. Ricardo Tortorella pela autonomia, liberdade e respeito com que aceita as minhas propostas e permite que o SEBRAE-SP atue acatando as vocações e características identificadas pela minha equipe.
À minha família hoje aqui presente: meu irmão, marido e filhos!
Jorge, obrigada por sempre ter estado ao meu lado, por ser meu principal incentivador, por não me deixar desistir, por ser um pai tão dedicado aos nossos filhos e um marido tão justo, leal e presente.
Marcello e Lucca... Obrigada pela paciência com a mamãe e me desculpem pelas ausências que muitas vezes nos faz conviver menos tempo do que gostaríamos. Vocês são a razão e a força que busco todos os dias ao acordar para seguir nessa missão. Amo vocês do tamanho do universo e sei que um dia terão muito orgulho da mamãe!
Entendo como fundamental, nesse momento, depois de dizer tantas coisas destacar um detalhe dessa homenagem. Recebo o título com muita honra e dignidade, mas além das pessoas que já citei, estendo essa homenagem às pessoas que são essenciais pelo esforço que empreendem comigo. Reconheço toda a equipe do ER Alto Tietê que com garra, determinação e fibra toca os projetos e faz virar verdade estratégias idealizadas por mim em vários momentos em que estou no trânsito, tomando banho ou dirigindo... A conquista desse título reconhece um trabalho do SEBRAE-SP e é o resultado de um trabalho de equipe, equipes que coordenam equipes, de equipes.
Quero agradecer a todos vocês pela presença e encerro a minha fala com um trecho de um poema de Cora Coralina, “Saber viver... Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas”
Tenho muito orgulho em ser mogiana e tocar o coração de alguns de vocês.
Uma boa noite e que Deus abençoe a todos!


03 de julho de 2009

4 comentários:

  1. Ana, Dia 03 de Julho é o dia do aniversário da minha "cara-metade" por isso não pude comparecer a justa homenagem que fizeram a vc.
    Parabéns e continue nos abrilhantando com seus textos neste Blog.
    Jair Pedrosa
    http://etica-social.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aqui estou eu de férias!
    Ficou muito legal o seu blog.
    Parabéns pela justa homenagem.Fiquei muito feliz e emocionado no dia.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Alessandro,
    Fico super feliz com o comentário no blog.
    Você é uma das pessoas que tocou o meu coração depois da convivência e que me ensina a ser gerente a cada novo contato.
    A homenagem traz apenas mais responsabilidade ao meu exercício em aprender mais e mais; e é fruto do trabalho de todos nós, certo???
    Um beijo e boas férias (se é que consegue...rs...)
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Um tanto atrasado o comentário, mas pode ter certeza que, reconheço em você, toda essa vivacidade de ser empreendedora, líder, mãe e profissional de extrema competência.

    Parabéns pela profissional que é e pelo reconhecimento do município!

    Bjs,

    Cezar Lopes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial