segunda-feira, 11 de maio de 2009

UMA CIDADE NOS TRILHOS

Mogi das Cruzes acabou de fazer sua primeira viagem no Expresso Leste... O que você acha disso?
Será uma vitória a comemorar?
Essa é a minha opinião, publicada no Diário do Alto Tietê no dia 09 de maio


A CIDADE NOS TRILHOS

Anunciado recentemente, o Expresso Leste chegará a Mogi das Cruzes, o que tem despertado a curiosidade de praticamente de todos nós. Nessa madrugada a primeira experiência será feita, mas para que o trem funcione na sua totalidade de possibilidades sabemos que serão necessárias algumas obras importantes de transposição da linha férrea atual e fechamento de travessias.
Mas o que ganhamos com essa novidade???
Além da facilidade e qualidade de transporte de inúmeras pessoas, esperamos um melhor desempenho e por que não, uma possibilidade maior de desenvolvimento regional.
À medida que a população do Alto Tietê foi crescendo, cresceu com ela os problemas de mobilidade e caos do transito paulistano já vem chegando nas nossas cidades. Não bastam rodízios de veículos ou corredores de ônibus, é preciso que pensamos em grande escala e otimizemos o transporte público quebrando os modelos tradicionais.
Os trens finalmente podem nos ajudar a colocar nossas cidades nos trilhos... Trilhos do desenvolvimento, trilhos da cidadania, trilhos do respeito!
Todos nós deveríamos ter a possibilidade de morar perto de onde trabalhamos. Os longos deslocamentos entre trabalho-casa-trabalho não deveriam nos tirar o precioso tempo que devemos ter com nossas familias, cuidando de nossa saúde ou de nosso lazer.
Adensar a utilização das linhas de trem pode ser uma excelente política de desenvolvimento local. Basta um rápido olhar sobre países da Europa e então perceberemos que os trens podem ser chiques, elegantes e trazer muito mais segurança à população reduizindo os constantes acidentes rodoviários e a individualidade dos automóveis.
Isso ainda parece um sonho aos analisarmos os trens da CPTM, mas se sonhar é uma característica para realizarmos coisas diferentes, que o sonho da revitalização das ferrovias brasileiras e dos trens de passageiros, comece hoje!
Não basta pensarmos no Expresso Leste em Mogi. Espero vê-lo como o indutor do desenvolvimento social, econômico, urbano, turístico e cultural de toda a região do Alto Tietê.

ANA MARIA MAGNI COELHO
maio/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial