sábado, 12 de janeiro de 2013

PROMESSAS DE 2013

A solução para os problemas imaginários, portanto, não é fazer pouco deles, mas buscar suas reais dimensões para que não nos atormente nos momentos em que mais precisamos de paz.
-- Roberto Shinyashiki --
 


Começo de ano é assim: lá vem a lista dos desejos e metas para o ano que vai começar. Emagrecer, parar de fumar, ir para a academia, trocar de emprego, mas uma das prioridades é equilibrar a vida pessoal com a profissional. 
Nos perguntamos se estamos no caminho certo o tempo todo. Se estamos fazendo o que deveríamos e se estamos mesmo nos aproximando de onde queremos estar. A vida acaba sendo um processo cíclico de avaliação e correção de rumo. E se você deixar esse processo de lado pode ficar perdido e também perder muita coisa preciosa no caminho.
E quando eu falo sobre coisa preciosa eu não me refiro apenas a salário, ou uma ótima oportunidade de emprego. Também me refiro à sua família, sua saúde e até mesmo seus filhos. Executivos sofrem para equilibrar oportunidades de carreira junto à família, por não querer mudar de cidade ou passar algum tempo longe do cônjuge ou dos filhos e vice-versa.
Na medida em que a tecnologia se instalou em nossas vidas de forma tão presente e os dispositivos móveis como notebooks e smartphones nos torna conectados o tempo todo, a separação entre trabalho e lazer passou a ser um sonho cada vez mais distante. Entretanto, há de se lembrar: enquanto o desenvolvimento tecnológico aumentou, nosso singelo corpo humano é exatamente o mesmo. Não sofremos nenhum mudança que nos torne super poderosos!
A carga de stress a qual executivos são submetidos é prejudicial à saúde e pode causar uma queda drástica do desempenho nas empresas. Com intuito de reverter essa situação, honre essa promessa de começo de ano novo.
Faça planos para o tempo livre (ou melhor, tenha tempo livre!). Se você passa de 50 a 60 horas trabalhando por semana, precisa ter a certeza de que aproveitará algumas horas de folga com pessoas especiais ou em momentos apenas seus. Tenho alguns amigos que marcam no calendário, como um compromisso, reunião comigo mesmo, hora do celular desligado ou meditação.
Procure fazer exercícios. Elas são uma excelente forma de manter a mente longe dos problemas profissionais, cuidar da saúde e manter-se relaxado. Para quem não gosta de academia, programe um jogo de futebol com os amigos, uma corrida no parque com as amigas ou um passeio de bicicleta com os filhos.
E agora a minha dica final: frequente lugares onde o celular é proibido. Eu mesma faço isso naqueles momentos limites, sabe? Teatro e cinema são ideais para quem precisa desconectar da realidade. Você se diverte, tem um momento cultural e não terá uma atitude grosseira de atender o telefone ou mandar um SMS.
Essas três dicas simples podem ajudar bastante para as promessas de inicio de ano em 2013. Equilibrar a vida pessoal e a vida profissional é mais do que uma necessidade; é a única alternativa – afinal, existe alguém meio gente meio gerente?

Um comentário:

  1. Ando um pouco afastada dos comentários por cinco principais motivos:
    1-muito envolvida com projetos complexos na vida profissional;
    2-super empolgada com as últimas revisões para o lançamento do site Projetando Pessoas;
    3-volta a rotina das aulas das minhas meninas;
    4-casa em pintura (ufa! e eu sou alérgica ao cheiro de tinta!)
    5-focada no Projeto Março do Blog, Mês da Mulher, uma surpresa por dia, uma Projeção de uma grande mulher por dia!
    Mas sei que vc sabe que eu não te esqueci, que tenho vindo aqui, mesmo sem comentar!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial