sexta-feira, 6 de novembro de 2009

UM NATAL DE OPORTUNIDADES


O Natal já começou para quem é empreendedor e mesmo com algumas dúvidas quanto ao cenário econômico, começamos a nos contagiar com o espírito natalino.
O hábito de dar, no mínimo, um presente no Natal sempre foi cultivado desde a nossa infância e ainda que haja desemprego, alta do dólar, aumento de combustíveis ou a troca da cor da roupa do Papai Noel, nada indica que em 2009 esse hábito ficará de lado. Por isso, se você é empresário do segmento de varejo, prepare-se!
Pense que o fluxo de clientes irá aumentar exigindo uma readequação da disponibilidade de atendentes e de produtos e que um incremento no mix de produtos oferecidos na sua loja pode ser o seu diferencial, afinal clientes gostam de encontrar tudo que desejam comprar num mesmo lugar, evitando aglomerações e trânsito intenso, típicos dessa época.
Estabeleça uma política de preços competitiva, com condições e facilidades para pagamento, pois mesmo com o incentivo ao consumo, todos gostam de poupar dinheiro na compra dos presentes. Mas tenha cautela: essa política não pode colocar o seu fluxo de caixa em risco e muito menos aumentar a possibilidade de problemas com inadimplência, uma das maiores reclamações e preocupações dos comerciantes.
Além disso, pense no visual da sua loja, da sua rua e do seu bairro. Associe-se aos seus vizinhos e torne sua loja uma experiência de compras inesquecíveis ao cliente. Valorize aspectos como vitrine, climatização, sonorização, embalagem e toda a comunicação interna.
E não descuide do atendimento. Pessoas capacitadas e qualificadas fazem o cliente indicar sua loja depois que sair com as sacolas cheias. O pessoal extra que será contratado tem uma forma diferente de relação trabalhista, mas também precisa de treinamento e de compromisso com os resultados das vendas.
Lembre-se que historicamente o Natal é o responsável por mais de 30% do faturamento anual e que preparar-se para essa época no ano é fundamental se quiser aproveitá-la da melhor forma.
As próximas semanas são cruciais para que você possa fechar o máximo possível de negócios. A janela de oportunidade é muito pequena e é preciso que saiba aproveitar este mês de uma forma sábia e vantajosa.
Que novembro já lhe traga um Feliz Natal Empreendedor!
Ana Maria Magni Coelho
Publicado em O Diário de Mogi em 06 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor