Na última terça-feira, realizei uma palestra na Distrital de Santo Amaro da Associação Comercial de São Paulo a pedido do SEBRAE-SP. Sabe aquelas noites muito especiais em que parece que você está cercado de novos amigos que compartilham aprendizado e desejam crescer juntos?
Pois é. A noite foi exatamente assim. Ficamos juntos bem mais tempo do que o esperado (agradeço mais uma vez aos que estiveram por lá) e a conversa rendeu várias reflexões posteriores.
Falar sobre redes sociais como nova ferramenta de marketing para os pequenos negócios é sempre muito gostoso. Cada vez que tenho essa chance, aprendo mais um pouco e percebo o quanto essa nova (nem tão nova assim) modalidade de relacionamento digital ainda é desconhecida para tanta gente.
O tema deve ir além do discurso sobre a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, mas sim falar sobre o relacionamento entre as PESSOAS. Afinal, “uma poderosa conversação global começou. Através da internet, pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento relevante. Como um resultado direto, mercados estão ficando mais espertos — e mais espertos que a maioria das empresas.” (The Cluetrain Manifesto)
E se o mercado mudou, empreendedores também precisam mudar. Cliente não é só cliente. O consumidor 2.0 não é apenas alvo, mas também “co-criador” das próprias estratégias do negócio. Mais da metade deles, inclusive, não acredita em propaganda e publicidade. Para eles, pouco importa o que a empresa coloca dentro do seu site. O que realmente faz sentido é aquilo que está fora dele. Amigos, “followers”, “fãs” falando sobre o que empresa fala dela mesma é muito mais importante nesse novo cenário para o marketing online.
O tema deve ir além do discurso sobre a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, mas sim falar sobre o relacionamento entre as PESSOAS. Afinal, “uma poderosa conversação global começou. Através da internet, pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento relevante. Como um resultado direto, mercados estão ficando mais espertos — e mais espertos que a maioria das empresas.” (The Cluetrain Manifesto)
E se o mercado mudou, empreendedores também precisam mudar. Cliente não é só cliente. O consumidor 2.0 não é apenas alvo, mas também “co-criador” das próprias estratégias do negócio. Mais da metade deles, inclusive, não acredita em propaganda e publicidade. Para eles, pouco importa o que a empresa coloca dentro do seu site. O que realmente faz sentido é aquilo que está fora dele. Amigos, “followers”, “fãs” falando sobre o que empresa fala dela mesma é muito mais importante nesse novo cenário para o marketing online.
![](http://3.bp.blogspot.com/-JgzsGlPmIj8/TgjxCSldF9I/AAAAAAAACEA/jK09oteOq0U/s200/social-media2.png)
Aliás, como aprendi com Gil Giardelli, o cyberespaço é um local onde as ruas não têm nome e as empresas não têm tamanho. As ferramentas estão aí e basta estar disposto a acessá-las. Mas cuidado: se você não oferece um bom produto ou serviço “ao vivo e a cores”, no mundo offline e desconectado; nem pense em mergulhar no universo digital. A rede não te protege e também não faz milagres; ela dará eco aquilo que sua empresa já vem fazendo no mercado.
É óbvio que ninguém sabe ao certo para onde estamos indo. Mas nem por isso devemos ignorar o momento. Devemos preparar as pequenas empresas não apenas para entrarem na onda, mas aproveitá-la com foco e direcionamento corretos. Gente criativa e empreendedora pode fazer toda a diferença. Por isso, movimente-se logo!
Comece criando um perfil pessoal e marcando presença nas principais mídias sociais. (Aliás, vale aqui um parêntese: mídias sociais são as ferramentas online projetadas para permitir a interação da rede social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informações)
No início, abrace o caos. Nem todo o planejamento irá poupá-lo das surpresas que a rede oferece. Navegue com cautela, aprendendo sempre e desenvolvendo relacionamentos com as pessoas.
E como em qualquer relacionamento, não há como ter sucesso sem transparência, autenticidade e predisposição a ouvir, ouvir e ouvir. Aliás, prepare-se para as críticas e não paralise no momento em que elas acontecerem.
Aprenda. Siga em frente e divirta-se! Lembre-se que mesmo em um ambiente digital, as pessoas sempre irão preferir fazer negócios com aqueles que conhecem! Permita-se conhecer!
![](http://1.bp.blogspot.com/-rnyOKTh9yhM/TgjxBM6oKnI/AAAAAAAACD8/OVfBHKsA_qY/s200/social-media-marketing.jpg)
Que máximo!! Adoraria poder participar! Quando vier palestrar no Rio por favor me avise.
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho e pelo sucesso nas palestras! bjs Sandra Portugal
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Parabéns! Muito bom
ResponderExcluirLegal, Ana Maria. Fazendo acontecer. Isso é o que importa. Vale destacar q o Sebrae disponibiliza uma ótima ferramenta de planejamento de marketing online para PMEs gratuitamente. Aqui: http://www.clickmarketing.sebrae.com.br/
ResponderExcluirsucesso sempre.
@grillojotae
Grillo,
ResponderExcluirSeu reconhecimento é muito legal.
Obrigada ;-)
Realmente o Click SEBRAE é uma excelente ferramenta. Falei sobre ele aqui no Lounge Empreendedor em fevereiro.
http://migre.me/58elK
Fico feliz que tenha gostado.
Um beijo e sucesso sempre.
@AnaMariaCoelho
Olá Ana Maria ,acompanho o blog a algum tempo e hoje mais do que nunca não poderia deixar de parabeniza-la por sua relevância !Estou participando de um curso no Sebrae -internet para pequenos negócios e o post me ajudou muito vou compartilhar com todos amigos do curso.Parabéns e Sucesso!!
ResponderExcluirhttp://julylingerie.blogspot.com/
Olá Jully
ResponderExcluirFico feliz em saber que os temas se complementam e contribuem para a gestão do seu negócio.
Sucesso.
@AnaMariaCoelho
ANA MARIA, BOA NOITE!
ResponderExcluirPARABÉNS PELO SEU ARTIGO REDES SOCIAIS: UMA NOVA FERRAMENTA AO MARKETING DAS PEQUENAS EMPRESAS, AGREGOU VALOR. MUITO BEM ESCRITO E DIDÁTICO.
ABRAÇO
GLADIS