Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

DIA DA TERRA EM FAMÍLIA

"No misterio do sem-fim equilibra-se um planeta.
E no planeta um jardim, e no jardim um canteiro,
no canteiro uma violeta e sobre ela, o dia inteiro
entre o planeta e o sem-fim da asa de uma borboleta."
-- Cecília Meireles --


Ter um dia todo (e em 2012, um D.O.M.I.N.G.O.) para celebrar a Terra e comemorá-lo no mesmo dia do Descobrimento do Brasil, enche a mente de possibilidades para curtir um dia diferente em família. Trata-se de uma excelente oportunidade para conversarmos sobre os problemas que afetam nosso mundo natural e também de fazer a nossa parte para contribuir para um planeta mais sustentável.
O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970 e tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
Sara Snow, especialista em verde e apresentadora do Discovery Health, tornou a comemoração bem mais familiar ao apresentar um bom roteiro com algumas dicas para ajudar você a escolher ações que celebrem o dia e ainda ofereçam a chance para se divertir bastante com um plano de atividades simples e divertidas para este dia 22 de abril. Que tal encarar o friozinho lá fora e celebrar um dia diferente em família?!?
Talvez o seu próprio negócio também possa lucrar com essa oportunidade...

sábado, 21 de abril de 2012

AVENIDA BRASIL

40 milhões de brasileiros chegaram a classe média na última década e apenas em 2011, movimentaram R$ 1 trilhão na economia brasileira. Hoje, a chamada classe C já consome quase metade do que é vendido em alimentos e bebidas no país e possui metade dos cartões de crédito em operação, e mesmo se pensarmos nas complicações que o endividamento possa vir a ter no futuro, essa curva é ascendente e sem volta.
Por isso, o tema foi um dos destaques no Seminário Internacional de Pequenos Negócios promovido pelo SEBRAE. (Já falei do seminário aqui no Lounge Empreendedor).
Analisar o comportamento destas pessoas e identificar fatores que favoreçam sua ascensão social e interfiram diretamente o desenvolvimento do país é ponto chave para o aumento da competitividade dos negócios atuais e para o fomento ao empreendedorismo.
Vamos começar entendendo o que é fazer parte desta nova classe média.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

FINANÇAS PESSOAIS


Não é novidade que problemas financeiros influenciam nos relacionamentos familiares e amorosos, mas será que a falta de dinheiro prejudica também o desempenho profissional?
Não tenho a menor dúvida que sim. O estresse financeiro tem sido o principal fator de presenteísmo - quando as pessoas vão para o trabalho, mas não contribuem inteiramente para a produtividade. Embora naquele dia elas estejam de corpo presente no ambiente corporativo, despendem grande quantidade do tempo de trabalho abstraídas ou fazendo coisas outras que não o próprio trabalho, normalmente contas, acordos e negociações quando é a saúde financeira que está em jogo.
O colaborador que sofre com endividamento tende a ser um profissional mais preocupado e centrado em situações que fogem do seu espaço de trabalho, como a procura de meios e soluções que o tirem do vermelho. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), mais da metade dos brasileiros estão endividados. Em fevereiro, por exemplo, 57,4% dos 18 mil consumidores entrevistados pelo instituto tinha algum tipo de dívida com a qual se preocupava.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PEQUENAS EMPRESAS

Com o objetivo de discutir temas que impactam o ambiente das micro e pequenas empresas, o Sebrae Nacional vai promover, entre quarta e sexta-feira (18 a 20), o Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios. O evento, que será realizado em São Paulo, terá entre os palestrantes o prêmio Nobel de economia Paul Krugman e o ex-ministro Delfim Netto.
"Estamos completando 40 anos da atuação do Sebrae e é fundamental debater o novo cenário da economia, hoje com um ambiente muito mais favorável ao empreendedorismo", afirmou o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
Na pauta do seminário, os desafios dos pequenos negócios no atual cenário mundial, bem como as oportunidades de mercado criadas com a ascensão da nova classe média. Também serão debatidos temas como ambiente legal, sustentabilidade e inovação.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

AVISO PRÉVIO AINDA É DÚVIDA


Há seis meses juízes do Trabalho e advogados tentam encontrar soluções para calcular, pedir e negociar o chamado aviso prévio proporcional. A Lei 12.506, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 11 de outubro de 2011, que dispõe sobre a proporcionalidade prevista no artigo 7º da Constituição Federal, acrescentou apenas uma linha à Consolidação das Leis do Trabalho, mas é responsável por centenas de páginas de artigos que tentam sugerir uma interpretação adequada.
O dispositivo legal diz que, ao aviso prévio previsto na CLT, “serão acrescidos três dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.”
A primeira questão que se coloca é a quem se aplica a proporcionalidade. Você saberia dizer?
Empregados alegam que apenas os patrões devem pagar indenização pelo aviso prévio proporcional. Os empregadores, por sua vez, alegam que também é legítimo cobrar que o funcionário que se demite trabalhe mais tempo antes de abandonar o barco definitivamente, caso já esteja na função há mais de um ano.

sábado, 7 de abril de 2012

PÁSCOA PESSOAL

Faça desta páscoa, a tua páscoa. Faça desta ressurreição, tua ressurreição.
Nunca se entregue, pois é somente a cada adversidade
que poderemos vislumbrar uma nova oportunidade.
-- Ivan Teorilang--


A celebração da Páscoa tem um significado importante, de renovação, de mudança, de libertação. Também é um momento para fazermos uma reflexão sobre a vida, a família, a profissão, o país e o mundo que desejamos ver acontecer buscando trazer luz, onde haja escuridão; esperança, onde reine o desespero; compaixão onde vigore a dor.
Viver a Páscoa é ser capaz de mudar; é partilhar a vida na esperança; é lutar para vencer toda a sorte de sofrimento. Viver a Páscoa é ajudar mais gente a ser gente; é viver em constante libertação; é crer na vida capaz de vencer a morte.
Independente de sua crença religiosa, um mundo mais humano é aquele onde as pessoas investem na fraternidade e vivenciam a solidariedade. É renascimento, recomeço e amor constante. É ter sempre a certeza de uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós, para lutarmos por nossos ideiais e para sermos mais felizes por sermos simplesmente o melhor que podemos ser.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

TRABALHE SEU BEM-ESTAR

"O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos;
o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos."
-- Charles Schulz --

 

No primeiro semestre de 2011, os executivos brasileiros consumiram mais remédios contra depressão e ansiedade do que medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, colesterol alto ou diabetes. Nesse período, um em cada cinco desses profissionais fez uso de algum remédio para o tratamento de problemas emocionais. (Uau!!! É mesmo preciso trabalharmos nosso próprio bem-estar!)
Um levantamento realizado pela ePharma, empresa especializada em planos farmacêuticos corporativos, pelos quais as companhias subsidiam parte dos custos dos medicamentos adquiridos por seus colaboradores revelou dados preocupantes sobre a saúde de executivos. Um remédio, em particular, conquistou o título de campeão de vendas para esse público, concentrado na faixa dos 30 aos 49 anos de idade: o Rivotril, usado no tratamento de problemas como ansiedade, dificuldade para dormir e até crises de pânico.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

MUNDO DE ALICE



Vencemos o primeiro trimestre de 2012. Você já parou para pensar nas metas e resultados que atingiu até agora? E que tal pensar também nas suas prioridades para o ano que ainda falta?
Algumas pessoas estão tão acostumadas com a adrenalina que circula pelas veias enquanto vencem as crises e urgências, que se tornam dependentes desta sensação de euforia e energia e esquecem que a verdadeira sensação de conquista é decorrente do atendimento de metas e objetivos delineados previamente. Lewis Carroll, autor do clássico “Alice no País das Maravilhas” cunhou uma frase que resume bem essa questão: "quando você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve".
No mundo das urgências, a Alice representa você! Alguém que entra numa toca atrás de um coelho falante e atrasado, e que passa a viver num mundo fantasioso e enigmático. Difícil atingir bons resultados e tomar decisões assim, correto?

O QUE O CONSUMIDOR ESPERA DAS EMPRESAS?

Março é o mês do consumidor, momento adequado para refletir
sobre a relação de confiança entre empresas e consumidores

 
O Akatu vem repetindo em suas ferramentas de comunicação que, atualmente, mais de dois terços da população mundial consomem só o mínimo de que precisam ou abaixo disso, enquanto apenas 16% da humanidade são responsáveis por 78% do consumo total no planeta. Mesmo com essa situação de forte concentração do consumo, a humanidade como um todo já está consumindo 50% mais recursos do que a Terra consegue repor. Isso significa que o planeta não está sendo capaz de purificar o ar, produzir a água potável, recuperar as áreas agricultáveis e absorver todo tipo de resíduo gerado no consumo na mesma velocidade que a humanidade exige. Tal situação de insustentabilidade traz ameaças e oportunidades para as empresas.
Em primeiro lugar, existe a ameaça da escassez dos recursos naturais (como água, energia, petróleo etc.) que são utilizados como matéria-prima na produção de bens e serviços. Existe também a ameaça de que, por pressão dos ambientalistas, de segmentos do governo e dos consumidores, a legislação avance mais rápido que as práticas empresariais e, assim, repentinamente, seja necessária uma mudança sem tempo de adaptação.