quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SAÚDE E EMPREENDEDORISMO

"O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar
a sua saúde a qualquer outra vantagem."
(Arthur Schopenhauer)

Desde que iniciei os posts da série "Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo", converso com vocês sobre questões ligadas ao empreendedorismo, liderança, inovação, sustentabilidade, gestão de negócios, novas mídias, educação ou comportamento humano. Entretanto hoje resolvi lembrá-los de cuidados básicos relacionados a algo que antecede qualquer uma dessas questões: a saúde.
Talvez a recente notícia sobre o câncer que acometeu nosso ex-presidente ou experiências pessoais junto a amigos muito próximos tenham me feito pensar sobre o aparentemente impossível diálogo entre a vida empreendedora e a uma constante conduta preventiva de saúde.
Saúde não pode insumo para a competitividade do seu negócio. A boa alimentação, a visita ao médico com regularidade, a atenção aos sinais do corpo, a prática de exercícios físicos são atitudes que ajudam a prevenir o surgimento de inúmeras doenças, como o câncer. Sem falar em vícios como o fumo e o álcool.
Uma alimentação deficiente em nutrientes e em substâncias protetoras oferece maior risco para o câncer se instalar no seu organismo e ainda reduzem sobremaneira sua capacidade de concentração e conseqüentemente, sua produtividade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais fatores que aumentam as possibilidades do aparecimento da doença são o baixo consumo de fibras e altos níveis de gorduras no organismo. A dieta preventiva contra o câncer é feita à base de frutas, verduras, legumes e grãos com baixa quantidade de gorduras e calorias. Ou seja, uma dieta ideal também para quem sofre de hipertensão, colesterol alto ou diabetes.
Pense em sua saúde como mais uma conta do fluxo de caixa do seu negócio. Todo dia que você é sedentário, come comida ruim, ou tem pensamentos negativos está realizando uma retirada, um débito. Todo dia que você come bem, dorme bem, bebe água, se exercita e está otimista é um depósito. Um depósito para investimentos em longo prazo.
Além da academia, cuide também do “halterofilismo da sua alma”. Tire o peso que pensamentos ruins geram sobre você. Sempre que um pensamento negativo vier à mente, force-se a abandoná-los e pense em algo positivo. Energia ruim gera mais energia ruim.
Viva o presente. Para o planejamento estratégico da sua empresa é fundamental estabelecer metas para os próximos 20 anos, mas não deixe para cuidar de você apenas quando essa visão se realizar. Pergunte a si próprio se você está fazendo o melhor que você pode fazer neste exato momento, no presente, com tudo que está acontecendo na sua vida. 
Ainda que pareça óbvio: respire. Habitue-se a respirar como os atletas de alto desempenho que aproveitam a totalidade de sua capacidade pulmonar, inspirando profundamente pelo nariz e expirando pela boca. Oxigênio é uma fonte vital de vida e (ainda) está à disposição para quem quiser utilizá-lo.
E como não poderia deixar de citar em uma proposta de bem viver: alimente-se corretamente. Se “o peixe morre pela boca”, saiba que grande parte dos problemas do ser humano se resolve por ela também. Pois, então, fale menos e coma menos. Você verá como sua vida tende a melhorar. É preferível realizar pequenas refeições várias vezes ao dia, do que comer muito em poucas refeições. Desta forma, você equilibra melhor sua energia ao longo de todas as atividades que precisa realizar.
Adotar um estilo de vida saudável traz benefícios à sua rotina, da sua família, da sua equipe e de seu próprio negócio. Calcula-se que 1 em cada 3 casos de câncer pode ser prevenido adotando uma alimentação saudável, mantendo o peso normal e fazendo atividade física regularmente. Que tal aceitar o desafio e cuidar de uma nova conta no fluxo de caixa da sua vida?

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no Diário Empresarial
03 de novembro de 2011

2 comentários:

  1. Ótima postagem, precisamos cada dia mais cuidar de nossa saúde, pois toda tecnologia que dispomos nos leva para o sedentarismo.

    ResponderExcluir
  2. MUITO IMPORTANTE ESTA DICA, EU VOU SEGUIR SUAS INFORMAÇÕES,POIS TRABALHO BASTANTE PARA MINHA EMPRESA,PORÉM ESQUEÇO DE CUIDAR DE MINHA SAUDE,VALEU PELA DICA, UM FORTE ABRAÇO.EDSON

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial