sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO DE MARKETING

Estou muit feliz com a entrevista (absolutamente completa) publicada na Revista Onix de fevereiro/2011.
Espero que os leitores do Lounge Empreendedor gostem também... Agradeço ao querido Prof.º Murara pela ajuda, a linda Célia Piovan pelo convite e respeito e ao competente Éttore Murback pelas lindas fotos!

Com a Palavra | Ana Maria Magni Coelho

Qual a importância da publicidade às empresas?
“Quem não é visto não é lembrado”

Por que as empresas devem manter uma política especializada em gestão de marketing?
Quando você quer passar uns dias numa casa de praia, precisa fazer um planejamento, certo? Você se prepara com tudo o que precisa e até com materiais que podem não ser utilizados (primeiros socorros, por exemplo). Fazendo isso, você pode ficar tranquilo e alcançar o seu objetivo: curtir a viagem, não se estressar e ter tudo sempre à mão.
Na empresa, você também tem objetivos. Sendo mais clara: você precisa de clientes para quem possa vender. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário usar de ferramentas que possibilitem “chegar lá” com menos esforço e custos. A gestão adequada de marketing pode auxiliá-lo nisso.
Um plano de marketing serve como um mapa de estrada, que guia a empresa em um determinado caminho. Um bom plano de marketing deve incluir objetivos quantitativos e um conjunto de estratégias, táticas e operações que suportam esses objetivos.

Qual o momento mais indicado para dar início ao plano de marketing?
Durante o plano de negócios, você começa a fazer, às vezes inconscientemente, o plano de marketing. É quando você vai avaliar quem é seu cliente, onde mora, qual o salário, os comportamentos de compra. Isso já direciona que tipo de comunicação irá fazer, em que veículo, com qual linguagem.

O planejamento de marketing é mais importante para as micro e pequenas empresas ou independe do tamanho da estrutura? Por quê?
A maquiagem para uma mulher é tão importante que independe do fato de ser celebridade ou estar no anonimato; independe a idade, estatura ou peso.
O planejamento de marketing deve ser olhado da mesma forma pelas empresas. O que acontece é que nas micro e pequenas o empreendedor geralmente faz a parte técnica, operacional e administrativa do negócio (em alguns casos faz até a limpeza e o cafezinho, certo?). E se ele não estabelece prioridades, o planejamento das ações de marketing fica em segundo plano.
Se uma pequena empresa realmente quer alcançar resultados com marketing, é preciso que ele seja bem-feito. É preciso fixar recursos e metas, bem como buscar bons profissionais, com conhecimento e atitude adequada para o seu negócio. Além disso, é preciso acompanhar indicadores que apontem se as escolhas de marketing estão efetivamente gerando resultado ao negócio.

Quais os benefícios de um plano de marketing bem-elaborado?
Um plano de marketing bem-feito ajuda o empreendedor a reconhecer onde seus esforços devem estar concentrados e a observar e tirar o melhor proveito das oportunidades no mercado. Também proporciona um meio de medir o desempenho dos investimentos em marketing, sem contar a melhora de sua imagem institucional, a criação de uma identidade e possibilitar o retorno em vendas (diretas ou indiretas, imediatas ou não).

Como analisa a relação do empresário/ comerciante da Região do Alto Tietê com a publicidade? Há paradigmas que devem ser quebrados? Quais?
Sim. O empresário/ comerciante ainda entende que a publicidade só pode ser realizada através de entrega de panfletos, cartazes, melhora em sua fachada, carro de som, anúncio na tevê, entre outros meios convencionais.
A aprovação da Lei Mogi Mais Viva, por exemplo, está fazendo com que os empresários busquem novos meios de comunicação, o que não deixa de ter um lado positivo, pois está obrigando-os a inovar em suas escolhas.

Empresários/ comerciantes procuram o SEBRAE em busca de soluções nesta área?
Somos procurados frequentemente por empreendedores em busca de soluções em marketing. Posso afirmar que, juntamente com finanças, é um dos assuntos mais procurados, e os encontros do Circuito de Negócios em 2010 comprovaram essa demanda.

Quais as dúvidas mais frequentes?
Como divulgar a empresa; como vender mais; como aproveitar as mídias sociais para gerar mais lucro; como entender as melhores estratégias para o próprio negócio; e, como fazer publicidade, mesmo com as novas restrições.

Historicamente, a publicidade é mais importante nos dias atuais? Por quê?
Com o aumento da concorrência, as empresas precisam estar cada vez mais competitivas. Hoje, os produtos e/ ou serviços têm transformado-se em commodity e, por isso, a publicidade torna-se fundamental para a sobrevivência da empresa.
Além disso, com a melhoria do poder econômico da população, as pessoas aumentam seu próprio nível de exigência com relação à qualidade, fazendo com que sobreviva no mercado apenas as empresas que tiverem uma estratégia de comunicação planejada e realmente eficaz.

Quais as recomendações para quem não tem plano de marketing?
Se você não tem um plano de marketing, talvez esteja lutando contra concorrentes que nem existem ou prospectando ações que não façam sentido ao seu negócio, mais ou menos como se fosse Dom Quixote, brigando contra os moinhos de vento.
Minha recomendação, nesse caso, é que procure entender três aspectos de seu negócio, para começar o plano:
1. Visão externa
Conheça o mercado externo (Quais as oportunidades e as ameaças que estão presentes nesse mercado? Onde você quer atuar? Quais são seus principais concorrentes?).
2. Visão interna
Quais são as forças e fraquezas da sua própria empresa? (pense na sua equipe, infraestrutura, recursos econômicos, produtos, marca etc).
3. Responda às seguintes perguntas
a) Como eu vou aproveitar as oportunidades que se apresentam no mercado? (reforçando as minhas forças e diminuindo minhas fraquezas).
b) Como eu vou me defender das ameaças que o mercado apresenta para a minha empresa? (aproveitando minhas forças e minimizando as minhas fraquezas).
Esse é um bom caminho para definir as ações de marketing que você deverá priorizar.
Se precisar de ajuda, procure o escritório e os treinamentos dos SEBRAE ou acesse http://www.clickmarketing.sebrae.com.br/

Além da ferramenta online, o SEBRAE disponibiliza outro programa voltado para a área de plano de marketing?
Atualmente nosso escritório disponibiliza consultorias coletivas com os temas “Como divulgar sua empresa” ou “Como fazer pesquisa de mercado”, além de consultorias individuais agendadas dentro do próprio SEBRAE-SP, conforme a demanda do empresário. Basta entrar em contato através do telefone 0800 570 0800 e agendar um horário.



Um comentário:

  1. oi Ana, parabéns pela entrevista, ficou excelente! e obrigado pelos elogios! Abs

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